Materiais e recursos
1. Manuais – 9º ano de escolaridade
Este kit de prevenção para o 9º ano de escolaridade é composto por 4 manuais de apoio (um para cada uma das unidades), que inclui a descrição das atividades de cada uma das sessões e diretrizes para a utilização dos recursos de vídeo.
Unidade 1: Relacionamentos saudáveis
Unidade 2: Crescimento e sexualidade saudáveis
Unidade 3: Consumo e abusos de substâncias
Unidade 4: Igualdade de género
Os manuais contêm a descrição de cada uma das sete sessões que compõem cada unidade, bem como os materiais para as atividades propostas (vídeos, fichas ou textos), assim como orientações para a discussão com os alunos e tópicos de apoio aos professores.
Exemplos de conteúdos das sessões
2. Vídeos
Para além dos manuais de atividades, existem alguns recursos de vídeo para apoio às sessões:
VÍDEO DE COMPETÊNCIAS DE RELACIONAMENTO POSITIVAS
Neste vídeo é apresentada uma variedade de cenários – tais como bullying, consumo de substâncias, conflitos interpessoais – e são demonstrados diversos estilos/competências de comunicação (assertividade, passividade, agressividade, negação, adiamento e negociação).
EXEMPLOS DE JOGOS DE PAPÉIS E ESTRATÉGIAS DE DINAMIZAÇÃO
Este vídeo pode ser utilizado para demonstrar um jogo de papéis completo ou para demonstrar estratégias de resolução de conflitos adequadas. Constitui-se como um excelente instrumento de trabalho para a dinamização de jogos de papéis.
3. Cartaz “ Estratégias de resolução de conflitos positivas”
Este cartaz é mais um recurso para utilizar durante as sessões. Serve como “lembrete” para estratégias resolução de conflitos positivas.
4. Documentário 4d
Este documentário reúne os testemunhos de alunos e professores que estiveram envolvidos na implementação do programa, entre 2008 e 2010.
Procura transmitir, em discurso direto, a resposta de alunos e professores a algumas questões:
A sala de aula é um espaço para a aprendizagem de competências de relacionamento?
Qual o impacto na relação professor/aluno?
Qual o impacto na relação entre os alunos?
Como funcionam as atividade e dinâmicas?
O que podem espera os alunos que participarem neste programa?
Como definiriam o projeto numa palavra?