Como o crime o/a pode afectar
As consequências de um crime podem ser muitas e diversificadas. Embora com variações, todas as vitimas se sentem perturbadas por um acto violento.
Quanto mais violento o crime, mais se verifica a afectação geral da vítima. Existem geralmente, um conjunto de consequências de carácter psicológico, físico e social que se manifestam após a vitimação e que podem ser determinantes para a vivência da pessoa.
Numa vitimação, a vítima não é, geralmente, a única pessoa em sofrimento. As testemunhas desta vitimação podem ser também afectadas. Também os familiares e amigos da vítima, ainda que não necessariamente testemunhas do crime, podem sofrer as consequências do mesmo.
Estas consequências, qualquer que seja a natureza da vitimação, verificam-se aos níveis físico, psicológico e social.
CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS
Os efeitos físicos incluem não só os resultados directos das agressões sofridas pela vítima (fracturas, hematomas, etc.), mas também a resposta do corpo e do organismo ao stress a que foi sujeito. No entanto, não aparecem todas ao mesmo tempo e a sua intensidade varia de pessoa para pessoa. Destas consequências podem dar-se os seguintes exemplos:
» perda de energia;
» dores musculares;
» dores de cabeça e/ou enxaquecas;
» distúrbios ao nível da menstruação;
» arrepios e/ou afrontamentos;
» problemas digestivos:
» tensão arterial alta.
CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS
A ultrapassagem dos efeitos psicológicos posteriores a uma situação de vitimação pode revelar-se extremamente difícil. De facto, algumas pessoas chegam a recear perder o equilíbrio psíquico.As consequências psicológicas da vitimação podem ser:
» desconfiança;
» tristeza;
» diminuição da autoconfiança.
CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS
A vitimação obriga por vezes a profundas alterações estruturais da vida quotidiana (a mudança de casa ou de emprego, etc.). O abalo geral ou parcial do seu projecto de vida implica geralmente:
» sentimento de solidão;
» tensões familiares e conjugais;
» medo de estar sozinho;
» sentimentos de insegurança.
Estes sintomas e sentimentos desaparecem após algum tempo, mas para algumas pessoas eles podem ser prejudiciais. Podem afectar a sua saúde ou as suas relações com os outros. É importante cuidar de si e procurar o apoio e o tratamento de que necessita para ultrapassar esta situação.