Voluntariado na APAV
VOLUNTARIADO NA APAV
O/A Voluntário/a da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é aquele que, respeitando os princípios consagrados nos estatutos da Associação, e nos termos do contrato-programa que celebra com a APAV, presta a sua actividade de voluntariado de forma desinteressada, livre e responsável, contribuindo, directa ou indirectamente, para o sucesso do apoio às vítimas de crime, aos seus familiares e/ou amigos.
Ao colaborar com a APAV enquanto Voluntário/a estará a:
- A apoiar direta e/ou indiretamente vítimas de crime em Portugal;
- Apoiar na sensibilização e informação da população em geral e/ou públicos estratégicos;
- Contribuir para a consolidação do estatuto de vítima em território nacional;
- A obter experiência e formação certificada no apoio a vítimas de crime;
- Contribuir para uma rede que já apoiou mais de 360.000 vítimas de crime diretas desde a sua criação e que é composta por mais de 200 voluntários.
O que nos é pedido?
A APAV promove oportunidades de voluntariado a médio e longo prazo (com exceção da modalidade Amiga/o Pro Bono), sendo pedido aos/às Voluntários/as que se comprometam a colaborar connosco, pelo menos 4 horas semanais, num período mínimo de 6 meses. O horário de voluntariado será definido de acordo com a disponibilidade da/o Voluntária/o, tendo em consideração o horário de funcionamento do serviço onde realiza voluntariado.
Todos/as os/as Voluntários/as deverão, igualmente, agir de acordo com as regras e princípios deontológicos por que se rege a sua atividade e dos princípios que constam no Código de Boa Conduta da APAV, respeitando a vida privada e a dignidade da pessoa que acompanha. Apenas através do respeito pela diversidade, igualdade e não discriminação (por motivos étnicos, nacionalidade, sexo, idade, orientação sexual, identidade de género, situação familiar, deficiência, nível de escolaridade, condição socioeconómica, convicções religiosas ou ideológicas) é possível garantir um ambiente no qual, as vítimas que nos procuram, se sintam confortáveis, seguras, correspondidas e compreendidas nas suas especificidades.
Quais os nossos direitos?
De forma a garantir o bem-estar e satisfação na colaboração com a APAV, garantimos:
- Formação Inicial e contínua certificada (e.g., Curso de Atendimento e Apoio a Vítimas de Crime; Formação para a Prevenção e Sensibilização)- Acompanhamento e Supervisão contínuos;
- Integração numa equipa motivada, jovem e dinâmica;
- Kit de Boas-Vindas;
- Contrato-programa de Voluntariado;
- Desenvolvimento de competências pessoais e profissionais (e.g., comunicação, empatia);
- Oferecemos um ambiente de voluntariado favorável e em condições de higiene e segurança;
- Seguro de acidentes pessoal;
- Eventos lúdicos destinado a pessoas voluntárias;
A possibilidade de participar ativamente no esforço cívico de apoio a quem sofre violência e/ou crime e na defesa e afirmação dos direitos das vítimas na sociedade.