Prevenção
Se estiveres sozinho em casa
- Diz sempre a alguém da tua família que estás sozinho em casa.
- Se tocarem à campainha ou baterem à porta a regra é NUNCA abrir a porta quando estás sozinho. Os teus familiares avisar-te-ão se forem a casa e os teus pais têm a chave.
- Não digas ao telefone ou na rua que estás ou vais ficar sozinho em casa. Se pedirem por telefone ou por intercomunicador para falar com o teu pai ou mãe, diz-lhes que no momento estão a tomar banho e não podem falar.
- Tem sempre em lugar acessível, os números de telefone de familiares ou amigos a quem possas telefonar em caso de receio. Numa urgência, já sabes, liga 112.
Nos transportes públicos
- Escolhe os autocarros, metros, comboios que transportam mais pessoas e amigos teus.
- Tenta sentar-te o mais próximo possível do condutor, maquinista.
- Se alguém se sentar ao teu lado e isso te causar desconforto, muda de lugar.
- Evita paragens ou estações desertas.
- Previne-te sempre contra os carteiristas.
Fora de casa/na rua
- Não tragas contigo muito dinheiro ou objecto valiosos
- Traz o telemóvel separado dos outros objectos para o caso de o teres de utilizar rapidamente.
- Não mostres os teus objectos em público e evita mostrá-los ou manuseá-los em ambientes abertos e longe dos teus amigos ou familiares.
- Casacos e mochilas deixados nas costas das cadeiras nas salas de aulas facilitam o acesso aos teus objectos pessoais, evita esse local e coloca-os no chão junto a ti.
- Se fores assaltado não ofereças resistência.
- Tenta caminhar sempre acompanhado por colegas de escolas ou amigos e evita sempre atalhos, ruas desertas ou descampadas.
- Diz sempre a alguém da tua confiança, antes de saíres de casa, para onde vais e qual o caminho que vais utilizar.
- Quando saíres e se o fizeres a pé, utiliza sempre percursos que facilmente identificas. As casas de amigos e lojas onde possas recorrer rapidamente em caso de urgência são sempre essenciais para a tua segurança.
- Quando vês alguém que não te inspira confiança, muda de passeio e circula do outro lado da estrada.
- Não aceites boleias.
- Não aceites guloseimas, rebuçados, pastilhas elásticas, etc., que te ofereçam pessoas que não conheces. Afasta-se de desconhecidos;
- Mantém-te atento. Se usares auscultadores, utiliza preferencialmente os mais pequenos e escuros e não coloques a música muito alta pois isso pode abstrair-te dos sons envolventes e colocar-te em perigo.
- Evita carros parados junto ao passeio, com o motor em funcionamento e com o condutor no interior. Passe para o outro lado da estrada.
- Se um carro parar junto de ti quando te deslocas a pé, muda de direcção no cruzamento mais próximo, pois serás sempre mais rápido a mudar de direcção e a procurares um lugar seguro.
- Tem sempre as chaves de casa preparadas para as utilizar em caso de urgência.
- Se estás preocupado e pensas que corres perigo, liga 112.
- Se fores agarrado grita o mais alto que puderes e tenta fugir.