I Evento Transnacional Formativo | PROTECT
Na semana de 15 a 18 de março tivemos a oportunidade de organizar o I Evento Transnacional Formativo no âmbito do “Projeto PROTECT - partilha de boas práticas sobre justiça restaurativa e a promoção da proteção dos direitos das vítimas”, acolhido e organizado pela APAV, com o apoio da Fundação Oriente.
Durante estes dias recebemos 40 formandos, colaboradores das organizações parceiras do projeto: Associazione Spondé; EFRJ - European Forum for Restorative Justice; MEDIANTE - Forum pour une Justice Restauratrice et pour la Mediation; Universitat de Barcelona; VSE - Victim Support Europe; Waage Hannover; e Welcome APS.
Os três primeiros dias de evento foram marcados por sessões formativas, dinamizadas pela APAV, pelo VSE e pelo EFRJ. De entre os vários temas abordados, destacamos a abordagem de âmbito europeu facilitada pelo VSE, que realçou tópicos como a “estratégia da EU para vítimas 2020-2025” e a avaliação das necessidades individuais das vítimas de crime. Tomou depois a palavra a APAV, que traçou um panorama nacional sobre a implementação da Diretiva das Vítimas em Portugal, o impacto do crime e as consequências da vitimação. Já o EFRJ, debruçou-se sobre o enquadramento jurídico da justiça restaurativa e de que forma esta poderá oferecer um espaço seguro para as vítimas, protegendo os seus direitos e necessidades.
No último dia houve oportunidade para uma visita às instalações da APAV, designadamente: ao Gabinete de Apoio à Vítima e à Sede da APAV em Lisboa, ao Centro de Formação e às instalações do Sistema Integrado de Apoio à Distância (SIAD). O evento foi ainda assinalado por diversos momentos de networking, partilha de boas práticas e de conhecimento.