Estatísticas APAV | Vítimas de Homicídio 2021

Publicado .

     

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta as Estatísticas APAV | Vítimas de Homicídio – Relatório Anual 2021, acompanhadas de uma Infografia, onde podem ser consultados os dados relativos ao trabalho da APAV no apoio a vítimas, familiares e amigos/as decorrentes de situações de homicídio tentado, homicídio consumado e ataques terroristas.

O apoio especializado a este tipo de vítimas surgiu em 2013, através da Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e Terrorismo e, até ao ano transato, apoiou 823 pessoas. Neste ano, para apoiar as novas situações surgidas e as iniciadas em períodos anteriores, foram realizados 1.655 atendimentos.

Em 2021, foram apoiadas 100 pessoas: 31 na sequência de homicídios tentados e 69 na sequência de homicídios consumados. A maioria dos/as utentes era do sexo feminino. Paralelamente, a atividade do Observatório de Crimes de Homicídio revela, em 2021, a existência de 84 crimes de homicídio em Portugal e 14 portugueses/as mortos no estrangeiro.

Dos 84 crimes de homicídio reportados em 2021 nos Órgãos de Comunicação Social em Portugal, 33 ocorreram em contexto de Violência Doméstica, sendo que 15 dizem respeito a relações de intimidade atuais ou passadas: 12 pessoas do sexo feminino e 3 do sexo masculino.


Estatísticas APAV | Vítimas de Homicídio – Relatório Anual 2021

Infografia