Livro "O Homem que via no escuro - A Lisboa de Bruno Candé" conta com participação da APAV
(Fotografia: Inês Leote – Mensagem de Lisboa)
Neste Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, partilhamos o livro "O Homem que via no escuro - A Lisboa de Bruno Candé", de autoria de Catarina Reis.
Bruno Candé foi a primeira pessoa em Portugal cuja morte resultou numa condenação de crime motivado por ódio racial. Este livro é um retrato de Bruno Candé, da sua vida e do seu legado para a família, para a cidade e para a Zona J (hoje Bairro do Condado), onde nasceu e cresceu e onde levou o teatro até outras crianças e jovens.
Durante o trabalho de pesquisa para o livro, a jornalista Catarina Reis conversou com Joana Menezes – Gestora da Unidade de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação (UAVMD) da APAV – sobre o enquadramento legal destas formas de violência, a experiência das vítimas e os seus direitos, assim como o que está ainda por fazer para que estes sejam respeitados.
A Joana Menezes juntou-se ainda à autora Catarina Reis no podcast "Da Capa à Contracapa", uma parceria da Rádio Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, para falar sobre este livro e o seu tema.