Dia Nacional de Sensibilização sobre o Ciberbullying
No dia 21 de abril é assinalado o Dia Nacional de Sensibilização sobre o Ciberbullying. Esta é uma forma de bullying, cometida através da internet, em que uma pessoa ou grupo de pessoas procura ofender, envergonhar ou humilhar outra pessoa.
O ciberbullying manifesta-se através da partilha de textos, fotos e vídeos agressivos ou humilhantes para com outra pessoa, colocando a sua identidade em causa e afetando a sua autoestima. O facto de o ciberbullying ser praticado através da Internet - nas redes sociais ou através de aplicações de mensagens como o WhastApp - faz com que o agressor não tenha de confrontar diretamente a vítima, sentindo-se menos inibido no momento de agredir, com menos medo de vir a ser castigado e, por isso, mais poderoso.
O ciberbullying pode ser praticado de um para um (apenas entre a vítima e agressor); de um para muitos (um agressor publica algo que muitas pessoas podem ver); ou de muitos para muitos (quando muitos agressores partilham algo que muitas pessoas vão poder ver).
Formas comuns de violência no ciberbullying:
Flaming – discussões online utilizando mensagens eletrónicas com linguagem vulgar e enraivecida;
Harassement – enviar repetidamente mensagens indecentes, más e insultuosas;
Impersonation - passar-se por outra pessoa e enviar ou publicar material para causar problemas ou perigo, ou prejudicar a reputação ou amizades;
Outing – partilhar os segredos de alguém, informação embaraçosa ou imagens online;
Trickery – levar alguém a revelar segredos ou informação embaraçosa e partilhá-la online;v Exclusion – excluir alguém intencionalmente e de forma cruel, de um grupo online;
Cyberstalking – assédio repetido, intenso que inclui ameaças ou gera um medo significativo;
Happy Slapping – Agressões que são cometidas por uma pessoa ou por várias contra a vítima estando a ser gravado por terceiro que mais tarde vai partilhar as mesmas nas redes sociais.
A APAV está disponível para apoiar, através da Linha Internet Segura: 800 219 090.