Nova Plataforma | A Última Palavra
Para assinalar o Mês Europeu da Cibersegurança, que se celebra em outubro, a APAV lança uma nova plataforma sobre burlas românticas online, que já foi o tema de uma campanha de sensibilização lançada em fevereiro deste ano.
Esta campanha, desenvolvida criativamente pela agência McCann, foca-se nas vítimas de burlas românticas online, uma das mais recentes formas de cibercriminalidade, que ocorre quando alguém se faz passar por outra pessoa online, criando uma ligação emocional e afetiva, recorrendo a essa relação pessoal para enganar a outra pessoa e obter dinheiro, informações pessoais ou outros benefícios do/a parceiro/a romântico/a virtual. Após concluírem o seu objetivo com sucesso, estas pessoas apagam o seu perfil e retiram às vítimas a possibilidade de terem uma última palavra no término da relação.
Dada a temática da cibersegurança no mês de outubro, lançamos agora, com o apoio pro bono das agências McCann e LOBA, a plataforma A Última Palavra, onde as vítimas deste tipo de burla podem deixar a sua última palavra como testemunho. A Última Palavra foi pensada também para potenciais vítimas, funcionando como uma ferramenta informativa e de prevenção deste tipo de criminalidade.
O que podemos encontrar na plataforma A Última Palavra:
- Uma área de testemunhos, onde as vítimas podem, de forma identificada ou anónima, deixar a sua última palavra e posteriormente, caso assim o desejem, ser contactadas pela APAV;
- Sinais de alerta assim como estratégias preventivas e de segurança, que capacitam as pessoas com informação útil e relevante, tornando-as mais conscientes dos contornos deste crime;
- Um glossário com alguns dos termos específicos do meio digital;
- Uma área mais técnica onde a APAV esclarece as ferramentas criadas para ajudar as vítimas;
- Um quiz, simples e intuitivo, destinado a potenciais vítimas, que permite a perceção imediata do grau de probabilidade de a pessoa estar numa situação de burla romântica. Através de um sistema de pontuação, o somatório das respostas dadas a cada pergunta permite-nos aferir se o grau de risco é muito elevado, elevado, moderado ou baixo. Para cada resultado, é partilhado um conjunto de mecanismos a serem implementados como próximos passos.
Se conhece alguém que pode estar a ser vítima de uma burla romântica, vá a aultimapalavra.pt.