APAV faz a curadoria da sessão warm up do Festival Impacto com o tema “Idadismo: quebras preconceitos, valorizar experiências”
Na passada sexta feira, dia 16 de fevereiro, decorreu, no Fórum FNAC Chiado, em Lisboa, a primeira sessão do Festival Impacto, o primeiro “slow fest” de Portugal, um evento concebido para privilegiar a reflexão e introspeção focado no tema dos preconceitos.
A APAV fez a curadoria desta sessão, moderada por Miguel Meneses, tendo convidado para participar na conversa Paula Guimarães, Stella Bettencourt da Câmara e Miguel Arriaga que trouxeram ao debate questões como o idadismo em diferentes setores, incluindo no mercado de trabalho e na saúde, a necessidade de preparar o envelhecimento ao longo da vida, a importância da intergeracionalidade e de uma visão mais positiva dos diferentes contributos que cada pessoa pode dar, independentemente da sua idade. Juntou-se a esta conversa, em representação da APAV, Marta Carmo que deixou, também, alguns exemplos reais de manifestações deste preconceito e abordou as consequências emocionais, psicológicas e práticas desta forma de discriminação.
Com a plateia cheia e com uma frutífera participação do público, esta sessão representou o arranque de uma iniciativa inovadora, que se dividirá em diferentes sessões (entrevistas, ciclo de conversas, encontros “the human library®”, ciclo de tertúlias e a atribuição de um prémio), e que decorrerá até novembro de 2024.
Acompanhe o Festival Impacto e saiba os temas e locais das próximas sessões em www.festivalimpacto.org e nas redes sociais.