5 Dezembro | Dia Internacional do Voluntário
Neste ano 2012, Ano Europeu do Envelhecimento Activo e Solidariedade entre Gerações, o dia 5 de Dezembro reveste-se de especial importância simbólica, uma vez que se celebra o Dia Internacional do Voluntário.
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) tem promovido, nas diferentes áreas de apoio (directo ou indirecto) às vítimas de crime, o voluntariado social. No ano transacto, a APAV contou com a colaboração de 327 Voluntários (para além dos órgãos sociais da Associação) distribuídos pelos diferentes serviços da APAV. Os Voluntários são de diferentes áreas de formação, sendo mais predominantemente as seguintes: psicologia, trabalho social e direito. Os voluntários são maioritariamente destas áreas, devido ao facto de a Associação prestar apoio especializado nestas três áreas às vitimas de crime, bem como aos seus familiares e/ou amigos. Mas contou, também, com a colaboração de Voluntários da área da saúde (enfermeiros, médicos, etc.), do jornalismo, da gestão, da catalogação (nomeadamente na catalogação do Centro de Documentação e de Informação), da estatística, do marketing, entre outras áreas que possibilitaram a concretização de actividades como a promoção e realização de Acções de Sensibilização em diferentes Estabelecimento de Ensino, Acção de Marketing de Guerrinha e participação em Feiras Temáticas promovidas pelas comunidades locais dos diferentes serviços que acolhem Voluntários.
As incontáveis horas de trabalho prestadas pelos nossos Voluntários a favor das comunidades traduzem, de forma inequívoca, o papel imprescindível do voluntariado social no apoio às vítimas de crime e o sucesso da rede mantida pela Associação.
O número estimado de horas de trabalho voluntário prestado pelos Voluntários da APAV é de cerca 62.000 horas anuais, o que se pode traduzir numa valorização desse trabalho no valor que ultrapassa 1.000.000 €, se face ao trabalho técnico qualificado em prol das vítimas de crime e de violência, seus familiares e amigos.
Nesta data não queremos deixar de agradecer toda a dedicação e generosidade dos Voluntários, que são a força solidária da APAV, a razão do nosso sucesso.