Formalização do Pedido de Colaboração

Publicado .

 

O envio do pedido deverá incluir todas as informações aplicáveis a cada Projeto/Estudo/ Trabalho (e.g., tema, objetivos, metodologia, especificidades da amostra, Instituição de Ensino/Entidade, etc.) e documentação de suporte (e.g., guião/questionário e/ou qualquer outro instrumento de recolha, consentimento(s), declaração da Comissão de Ética do Estabelecimento responsável pelo Projeto, etc.) que permitam a análise da proposta, não obstante poderem ser solicitados outros dados relevantes à avaliação.

Todos os pedidos deverão ser dirigidos para o seguinte e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Após a APAV dispor de todas as informações e documentação necessárias para realizar a análise do pedido, o parecer sobre a aceitação da proposta ou sobre a sua recusa, será transmitido pela mesma via.

         

iStock portatil

             

Pertinência, Oportunidade e Prioridade

Publicado .

 

A APAV considerará pertinentes os estudos que:

  1. Se coadunem com a sua missão;
  2. Promovam o entendimento e novas perspetivas de análise das problemáticas das vítimas de crime;
  3. Aprofundem o conhecimento teórico e prático sobre temáticas relacionadas a missão da APAV, que sejam inovadoras e que preencham lacunas relevantes no conhecimento.

 

A APAV considerará oportunos os estudos científicos que:

  1. Sejam propostos de forma atempada à Associação;
  2. Não perturbem o normal desenvolvimento da vida quotidiana da Associação;
  3. Sejam claros relativamente às preocupações éticas a adotar na investigação junto de vítimas de crime.

A APAV considerará prioritários os estudos que sejam realizados ao abrigo de:

  1. parcerias institucionais;
  2. projetos de mestrado, pós-graduações ou doutoramentos.


iStock lampada

             

Natureza dos Pedidos de Colaboração

Publicado .

 

Considerando a natureza dos trabalhos, estudos e investigações em que a APAV é chamada a colaborar, constata-se que estes podem ser organizados em, pelo menos, em três tipos:

  1. Trabalhos académicos, individuais ou em grupo, decorrentes de planos curriculares, no âmbito do ensino superior, secundário ou técnico-profissional;
  2. Projetos de investigação individuais, no âmbito de mestrados, pós-graduações ou doutoramentos;
  3. Projetos de investigação desenvolvidos por equipas de investigadores/as, com ligação a centros de investigação, institutos ou no âmbito de projetos financiados.

 

Os pedidos de colaboração, que podem ser de âmbito local ou nacional, podem implicar, entre outras tarefas, as seguintes:

  • A partilha de conhecimento, através do acesso a dados estatísticos, a documentação da APAV ou, ainda, através realização de entrevistas junto das/os suas/seus colaboradoras/es;
  • A ajuda no recrutamento e identificação de possíveis participantes para integrarem o estudo, como por exemplo, amostras de utentes, voluntárias/os e/ou profissionais da Associação, elegíveis para o trabalho em questão.

 

iStock livros