APAV torna-se membro da Plataform for International Cooperation on Undocumented Migrants (PICUM)
A APAV tornou-se recentemente membro de mais uma organização internacional: a Plataform for International Cooperation on Undocumented Migrants (PICUM), uma organização não-governamental fundada em 2001 e que reúne diversas ONG que trabalham para a promoção dos direitos dos migrantes indocumentados na Europa.
O trabalho realizado pela PICUM visa providenciar uma ligação directa entre as organizações locais que prestam apoio aos migrantes indocumentados e as instituições europeias. Desta forma, a PICUM visa garantir que as preocupações e interesses dos migrantes indocumentados estejam integrados nos debates políticos e que a União Europeia desenvolva estratégias adequadas para esta população.
Os migrantes indocumentados na Europa e em todo o mundo encontram-se numa situação de grande fragilidade, uma vez que os mesmos geralmente possuem pouca ou nenhuma rede social de apoio e podem ter o acesso à saúde, habitação, educação e a outros direitos essenciais limitados pelo facto de não terem a sua situação regularizada no país onde residem. A situação de marginalidade em que estes migrantes podem ser colocados deixa-os suscetíveis a sofrerem crimes muito graves e uma constante discriminação por todos os setores da sociedade, o que é uma preocupação da APAV.
Ao fazer parte da plataforma PICUM, a APAV espera promover um maior conhecimento da situação dos migrantes indocumentados em Portugal, especialmente daqueles que são vítimas de crime, levando esta situação ao conhecimento das instituições europeias para que as políticas desenvolvidas tenham em conta os interesses desta população.