APAV e Ogilvy Design juntos Contra o Tráfico de Seres Humanos
Para assinalar o Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos, no dia 18 de outubro, a APAV e a Ogilvy Design uniram esforços e promoveram uma ação de sensibilização para este flagelo que continua a atingir milhões de pessoas em todo o mundo.
No restaurante Sushíssimo, em Cascais, os tradicionais hashi (pauzinhos japoneses) deram lugar a uma coleção única de hashi, cujo invólucro foi dedicado ao Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos, num convite direto a utilizar a força para quebrar este ciclo e pôr fim ao tráfico de seres humanos.
A ação que contou com a assinatura da Ogilvy Design pretendeu alertar para uma realidade que na maioria dos casos passa despercebida aos olhos de todos, o tráfico humano. Uma violação aos Direitos Humanos que é necessário quebrar, e cujo ato de quebrar é simbolizado pelo quebrar dos dois pauzinhos.
Em todo o mundo, milhões de pessoas são traficadas principalmente para fins de exploração sexual e de trabalho. Portugal não está alheio a esta realidade, e em 2012, foram identificadas no nosso país 81 vítimas de tráfico, entre homens, mulheres, adultos e crianças, segundo o Observatório do Tráfico de Seres Humanos.
Enquanto cidadãos e consumidores, podemos quebrar com a corrente do tráfico, adotando condutas simples, mas que fazem a diferença. Ao nos preocuparmos com a origem dos produtos que consumimos, ao nos consciencializarmos e ao denunciarmos as situações de exploração e de violência que acontecem à nossa volta, estamos a contribuir para o fim do tráfico de seres humanos.
Ajude a quebrar a corrente!