Projecto MEDIA+Igual analisa imprensa em Janeiro
Reunião do projecto “MEDIA+Igual” tem lugar no dia 9 de Janeiro, pelas 14h00m, na Casa de Chá, no Jardim da Sereia, em Coimbra
Desde Setembro, a iniciativa já sinalizou 424 artigos com conteúdos problemáticos ou positivos, em relação à igualdade de género
Ao todo, são 21 artigos de imprensa que serão analisados na próxima reunião do projecto MEDIA+Igual, a 9 de Janeiro, em Coimbra. O projecto analisa conteúdos mediáticos problemáticos na área da igualdade de geénero, sinalizando também exemplos positivos de discursos jornalísticos positivos.
A iniciativa engloba a monitorização em contínuo de nove títulos de imprensa regional e nacional (As Beiras, Diário de Coimbra, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Público, revista Maria, Caras, Happy Woman e Men's Health) até ao próximo mês de Junho. No entanto, na análise noticiosa de Janeiro, apenas cinco títulos de imprensa se destacaram (pela positiva ou negativa): Diário de Notícias, Público, Correio da Manhã, Happy Woman e Men's Health.
O projecto, promovido pelo IEBA Centro de Iniciativas Empresariais e Sociais, reúne como parceiros a APAV, APPACDM, GRAAL, SOS Racismo, Não Te Prives e UMAR, integrados na Unidade Local de Análise de Imprensa. Ao longo da iniciativa, que tem o apoio da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, as notícias que mais se destaquem pela positiva ou negativa (no que diz respeito à desconstrução de estereótipos e assimetrias de género) são debatidas mensalmente, numa reunião que junta representantes de todas as entidades envolvidas no projecto.
Desde Setembro, a iniciativa já sinalizou 424 artigos com conteúdos problemáticos ou positivos, em relação à igualdade de género. Dessa sinalização, foram 115 os artigos já seleccionados para reuniões mensais com os parceiros, nas quais são feitas as análises críticas dos conteúdos.
Os comentários críticos às notícias, resultantes das reuniões mensais, são apresentados posteriormente em boletins informativos. O projecto foi apresentado em Outubro e durará até Junho do próximo ano.
A reunião de dia 9 de Janeiro é aberta ao público, sendo que o projecto “MEDIA+Igual” gostaria também de contar com a presença de representantes de órgãos de comunicação social, que possam contribuir para um debate crítico e informado sobre a representação de géneros na imprensa.