Campanha sobre tráfico de seres humanos: "Usado na Europa"
Enquanto consumidores estamos cada vez mais conscientes sobre a origem dos produtos que utilizamos. Sabemos que pode haver muito sofrimento relacionado com a produção dos produtos que compramos, resultado da exploração laboral e do tráfico de pessoas. Podemos pensar que a exploração laboral acontece apenas nos países do Hemisfério Sul e não na Europa, maso continente europeu está longe de ser um paraíso quando falamos dos direitos e da proteção dos trabalhadores.
Para alertar sobre esta problemática, a rede La Strada Internacional, juntamente com 28 ONGs de toda a Europa, incluindo a APAV, desenvolveu uma campanha de sensibilização. A campanha "Usado na Europa" partilha informação sobre casos de tráfico humano e exploração laboral que aconteceram em países europeus, além de recursos que podem ser utilizados pelos cidadãos e pelas empresas para ajudar a combater esta problemática. Consulte a campanha no endereço: www.usedineurope.com
Aliada a esta campanha, a APAV encontra-se a desenvolver a campanha de sensibilização "Não ao Tráfico", promovida no âmbito do Projeto Briseida - combate ao tráfico de seres humanos para fins de exploração laboral, que tem como principal objetivo envolver o setor empresarial no combate ao tráfico (consulte a campanha aqui).