A Segurança Social é um organismo do Estado que pretende assegurar direitos básicos dos cidadãos e a igualdade de oportunidades, bem como
promover o bem-estar e a coesão social para todos os cidadãos portugueses ou estrangeiros que exerçam atividade profissional ou residam em
Portugal.
Pode atribuir prestações sociais, entre outros casos:
- a famílias com crianças e jovens a seu cargo (o chamado abono);
- a pessoas em situação de desemprego (o subsídio de desemprego);
- a pessoas que estão doentes (a chamada baixa médica);
- etc.
Também tem programas e apoios sociais para públicos específicos, por exemplo:
- No caso das crianças e jovens, a Segurança Social disponibiliza: intervenção precoce na infância; ama; creche; estabelecimento de educação
pré-escolar; centro de atividades de tempos livres; centro de férias e lazer.
- No caso das vítimas de violência, a segurança social disponibiliza centros de atendimento e casas de abrigo.
Para mais informações sobre a Segurança Social, clica aqui.
Serviços de atendimento
A Segurança Social tem um canal direto, denominado Segurança Social Direta que permite às pessoas usar os serviços da Segurança Social
através da internet.
Na Segurança Social Direta podes consultar a informação pessoal
registada no sistema de informação da Segurança Social e alterar essa informação (ou propor que seja alterada).
A Segurança Social presta, também, atendimento telefónico através do número 300 502 502. Esta linha presta informações sobre os direitos e
deveres dos cidadãos.
Linha nacional de emergência social
A Linha Nacional de Emergência Social (LNES – 144) é uma linha gratuita, que funciona 24 horas por dia e 365 dias por ano, para proteção e
segurança dos cidadãos em situação de emergência social.
Esta Linha dirige-se a qualquer cidadão que esteja numa situação de emergência social, nomeadamente:
- Vítimas de violência em contexto doméstico
- Menores em perigo
- Abandono
- Desalojamento
- Sem-abrigo
Para usar este serviço, liga 144.